Normas para submissão e apresentação dos Banners 

No I Congresso Internacional Gestão dos Patrimônios da Humanidade urbanos: desafios e riscos da preservação/ I Simpósio Internacional: Patrimônios da Humanidade Mineiros no Contexto Internacional, os alunos de graduação inscritos na modalidade (apresentação de banners) poderão apresentar breves relatos relacionados à suas pesquisas na área do patrimônio conforme os respectivos eixos temáticos, com o objetivo de divulgação das mesmas. Para facilitar e organizar a apresentação dos relatos, solicitamos que os banners sejam confeccionados de acordo com as orientações a seguir: A apresentação dos banners está condicionada à aprovação anterior de seu resumo.

· RESUMO.  O banner será exposto pelo(s) autor (es), em horário, data e local a serem divulgados pela Comissão Organizadora.  Ao menos um dos autores (autor e/ou co-autor) deverá permanecer ao lado do banner, no período determinado para sua apresentação. O banner deverá ser retirado pelo(s) autor (es) no final do evento.

·  A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelos banners cujos autores não realizarem à retirada no horário estipulado.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER:

a) Formatação e Dimensão: 120 cm de altura por 90 cm de largura, com cordão preso em travessa de madeira ou PVC, para ser pendurado, devendo ser impresso em gráfica.  Fonte: Arial ou Times New Roman em tamanho que permita a leitura a 1 metro de distância (no mínimo 60, caixa alta, negrito, para o título e subtítulos, se houver); 36, normal, para os nomes e dados dos autores; 45, caixa alta, negrito para títulos das seções primárias subtítulos; 40, normal, para o texto. Deverá ser definida uma margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do banner, sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para colocação de título e logomarcas institucionais (Universidade/ Identificação do Evento etc.). Em seguida, deve constar o título e subtítulo (se houver) do artigo/monografia, o(s) nome(s) do(s) autor (es) e orientador, conforme as informações que constam no trabalho.Tipo de Papel: Os banners deverão, preferencialmente, ser feitos com papel firme, de boa gramatura, podendo ser fosco ou glossy, em lona ou similar.  Cor do Papel: A cor do plano de fundo dos banners será de livre escolha dos autores, mas é recomendável a utilização de cores suaves para o fundo visto que cores intensas tornam a leitura cansativa.

 

b) Conteúdos: O banner  deverá conter os seguintes conteúdos: a logomarca do evento/programa, o título e subtítulo (se houver) do artigo, o nome dos autores seguidos de identificação e dados da pesquisa (conforme apresentado no artigo cientifico/monografia: introdução, metodologia/material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências).  Título: O título do pôster (banner) deve ser centralizado e bem destacado, permitindo que o visitante tenha facilidade em identificar o trabalho (no mínimo, fonte 60, caixa alta, negrito).  Nome(s) do(s) autor (es), seguido de nome do orientador, titulação acadêmica, departamento, centro, instituição de origem, município e endereço eletrônico.  Dados da pesquisa. Na lista de referências somente devem constar as obras citadas no banner.

 

c) Recomendações: O banner é principalmente uma oportunidade para disseminar e debater seu trabalho com os outros participantes presentes.  Faça textos curtos e objetivos, organizando as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas.  Utilize todos os recursos disponíveis para o banner despertar o interesse do público.  Para mostrar resultados, prefira ilustrações (gráficos) ao invés de tabelas, mas não sobrecarregue os gráficos com informações. Também podem ser utilizadas fotografias ou outros tipos de ilustrações.  Organize as ilustrações e textos em seções dispostas verticalmente. Seções dispostas horizontalmente podem confundir o leitor e dificultam a leitura. Numere as seções para melhor orientar a leitura.  Use recursos gráficos, como setas ligando partes do banner, fundos de cores diferentes, separando partes relacionadas entre si e texto com letras de tamanhos diferentes, indicando a importância de cada parte.  Utilize canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo a fixação nos expositores e fácil colocação e remoção dos mesmos. 

REALIZAÇÃO:

APOIO: